duotone (6)

Startup é o termo usado para definir as empresas jovens com alto potencial de crescimento. Em geral, têm um custo de manutenção muito baixo, mas potencial de crescimento e lucro muito altos, bem maior do que em pequenas e médias empresas tradicionais (PMEs).

Segundo a definição, uma Startup:

” É uma empresa de base tecnológica em busca de um modelo de negócio repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza.” – Steve Blank

As PMEs entram no mercado depois de investir um certo capital e, geralmente, precisam esperar um pouco para começar a aproveitar os benefícios. Além disso, sua estrutura é muito mais rígida.

Já as startups seguem o caminho inverso, elas entram logo no mercado para validar seu negócio antes de grande investimentos e utilizam tecnologias digitais para crescer rapidamente e buscar modelos de receita.

É por isso que investidores de capital de risco investem em startups, e não em padarias.

Podemos resumir as características das startups em alguns quesitos:

Ser jovem

Nem todas as empresas de tecnologia são startups! Esse é um erro que muitos costumam cometer. As startups são, diferente de empresas de tecnologia de grande porte, caracterizadas por serem novas no mercado e seguirem um dos dois caminhos: crescer rapidamente ou acabar de vez.

Trabalhar em ambiente de extrema incerteza

Nem todas as startups vendem produtos que nunca antes foram inventados, no entanto, essas empresas trabalham a inovação de até mesmo encontrar uma nova forma de ver um produto que você já conhecia.

Por serem tão inovadoras, costumamos dizer que elas trabalham em ambientes de extrema incerteza, pois dificilmente encontraram experiências prévias que guiem seu caminho.

A inovação é uma constante no ecossistema das startups, já que elas precisam ter algum destaque para se diferenciar e crescer rápido.

Ser repetível

Ao lado da escalabilidade, a repetibilidade é fator essencial para uma startup. Ser repetível significa ter um produto não personalizado.

Ou seja, a empresa não modifica o seu produto para cada cliente que o compra. Dessa forma, seu custo de operação se mantém baixo, enquanto sua velocidade de crescimento permanece alta.

Assim sendo, podemos concluir que empresas que criam produtos talor made, como consultorias ou prestadoras de serviços, por mais que sejam empresas nascentes ou de tecnologia, não são startups.

Ser escalável

A escalabilidade é um dos principais atributos das startups. Ou seja, têm a capacidade de crescer e gerar receita de forma muito mais rápida do que as pequenas e médias empresas tradicionais.

Em outras palavras, um negócio escalável é aquele capaz de incrementar seu lucro sem aumentar suas despesas. Isso possibilita que as startups tenham lucros muito maiores que outros modelos empresariais.

Isso significa que as startups não necessariamente se limitam a receitas menores por serem pequenas, mas, ao contrário, são capazes de gerar muito lucro, sem se preocupar tanto com os custos.

Ter base tecnológica

Uma startup sempre tem, em alguma parte da sua cadeia produtiva, um elemento fortemente ligado ao mundo tecnológico.

Mesmo que não seja seu produto central, esse tipo de empresa sempre utiliza de aspectos tecnológicos para se comunicar e para se relacionar com o cliente, com bastante destaque ao uso de aplicativos e plataformas web.

Esse fato fica claro quando observamos o relatório Startup Ecosystem Report, da empresa Telefônica, que mostra que 80% das startups têm  pelo menos um engenheiro entre seus fundadores, muitos deles da área de computação ou elétrica.

Empresas que começaram como startups

Quer saber como funcionam as startups na prática? Conheça algumas empresas que começaram como startups, mas atualmente são gigantes e super presentes em nosso dia a dia. São uma verdadeira fonte de inspiração para todos que buscam criar sua própria empresa ou fazer um estágio em startup.

Uber

Em 2008, surgiu o Uber, uma startup de transporte que conecta passageiros com motoristas através de um aplicativo móvel, que começou com a ideia de que os usuários pudessem solicitar um carro com apenas um clique em seus telefones. Atualmente, você pode encontrar o uber nos smartphones de quase todos seus amigos e colegas de trabalho, além de ser um negócio que emprega milhares de motoristas pelo mundo.

Airbnb

Hoje, o Airbnb é conhecido como uma das empresas mais confiáveis e incríveis para quem busca hospedagem de baixo custo e está presente em 192 países, 35 mil cidades ao redor do mundo. Mas, no inicio, a empresa começou como uma simples startup que conectava proprietários de imóveis a viajantes.

Spotify

Se você ama música, provavelmente conhece o Spotify. Essa é outra empresa que começou sendo uma startup. Em 2008,  dois amigos apaixonados por tecnologia, Daniel Ek e Martin Lorentzon, lançaram a primeira versão do Spotify com o objetivo de que as pessoas pudessem ouvir música como e onde quisessem. Atualmente, o Spotify possui um catálogo com milhões de músicas e mais de 150 milhões de usuários.

Deixe um comentário