duotone

Lançar e desenvolver sua própria startup vai exigir muito trabalho e dedicação. Você precisa estar disposto a assumir alguns riscos, como ficar sem receita pessoal por algum tempo ou até mesmo deixar o seu emprego atual. Se você sabe como administrar uma empresa e tomou as medidas certas para começar um negócio, o dinheiro não deve impedi-lo de perseguir o seu sonho.

Na superfície, isso pode parecer um grande problema, mas, na verdade, é perfeitamente possível começar e expandir um negócio com quase nenhum investimento financeiro pessoal – se você sabe o que está fazendo. Aqui vão algumas dicas para começar a sua startup sem dinheiro.

Desenvolva sua ideia

Desenvolver sua ideia de negócio é muito importante para o sucesso do empreendimento. Pesquise bem o seguimento, converse com outros empreendedores da área e identifique o seu diferencial. Certifique-se que seu negócio realmente tem potencial para dar certo, que irá gerar valor, e que seja algo que seu público alvo realmente precisa (mesmo que ele não saiba disso). Não ter dinheiro se tornará um incentivo para soluções criativas e inovadoras.

Reduza suas necessidades

Sua primeira opção é mudar seu modelo de negócios para demandar menos necessidades. Por exemplo, se você estivesse planejando iniciar uma empresa como consultor ou freelancer, você poderia reduzir suas despesas de “funcionários” sendo o único funcionário no início. A menos que você precise de espaço de escritório, você pode trabalhar em casa. Existe também a opção de Coworking ou escritórios compartilhados, uma opção melhor do que o home office, já que permite que as pessoas se relacionem, troquem ideias e experiências ao longo do dia.

Explore outros recursos

Os barreiras que você pode encontrar para começar a sua startup não são somente de natureza financeira. O que você tem disponível para trabalhar? Isso incluiria coisas como habilidades de tempo, talentos, conexões de networking, entre outros. Quando o dinheiro é limitado, esses outros recursos normalmente são a maneira de construir o seu negócio.

Invista em marketing

A maioria das pessoas acha que construir o produto é a parte mais difícil, e isso não é verdade. Depois de ter um produto finalizado, você precisa fazer com que as pessoas saibam quem você é, e, o que você faz. Descubra onde seu público-alvo fica online e se associe a essas comunidades. Crie conteúdo para aumentar a sua audiência organicamente. Nesse quesito são válidos grupos de Facebook, fóruns, sites, plataformas específicas, eventos e encontros que envolvam o seu mercado alvo, parcerias e etc.

Utilize plataformas de financiamento coletivo

Plataformas de crowdfunding, ou financiamento coletivo, mudaram a forma como os empreendedores estão arrecadando dinheiro para financiar seus novos negócios, e definitivamente são um fator de mudança no mundo de startups. Crowdfunding nada mais é que o financiamento de uma iniciativa a partir da colaboração de um grupo de pessoas que investem recursos financeiros nela. Através da plataforma de financiamento, você pode acessar milhares de investidores credenciados que podem ver, interagir com você e compartilhar sua campanha de captação de recursos.

 

Deixe um comentário